sábado, 21 de dezembro de 2013

Conheça Ana Clara Lobato Menezes, Beleza surda de Esteio

Ana Clara Lobato Menezes
Na escola Padre Réus encontrou a oportunidade de aprendizado em um ambiente acolhedor. Lá todos os colegas são surdos. A comunicação é feita através da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Uma mulher bonita não é aquela em que se elogiam apenas suas pernas ou braços, mas aquelas que se elogiam apenas suas pernas ou braços, mas aquelas que emanam uma beleza maior, superior, onde não são observadas somente partes. A frase pode ser aplicada para a estudante Ana Clara Lobato Menezes, 17 anos, da Escola Especial Padre Réus de Esteio. A jovem estuda no 1º ano do ensino médio politécnico, além de cursar Logística em Canoas. Filha de pais surdos, a estudante é natural de Belém do Pará. Os pais Abner e Márcia vieram para o Rio Grande do Sul em busca de estudos e possibilidades de trabalho. Aqui eles encontraram um novo rumo para a vida. 

Ana Clara Lobato Menezes
Apaixonada por moda, a jovem têm o sonho de morar em outro país. "Na Holanda tenho uma tia que também é surda e que já me convidou para morar lá", informa. A ideia de intercâmbio interessa a estudante, pois a possibilidade de estudar em outro país é uma maneira de trocar experiências, além de ter acesso a cultura surda holandesa.

  Ana Clara têm uma jornada exaustiva, acorda cedo, arruma a cama, toma café e sai de casa para a escola, depois segue para a segunda jornada de estudos que termina no período da noite.  Na escola Padre Réus encontrou a oportunidade de aprendizado em um ambiente acolhedor. Lá todos os colegas são surdos. A comunicação é feita através da Língua Brasileira de Sinais - Libras. A escola comandada pelo Diretora Luciméia GallKonig trabalha com professores surdos e ouvintes. Como muitas meninas, diz ter medo de ratos, baratas e cobras. "Esses são meus únicos medos, vou lutar, tenho esperança, acredito e sei das minhas potencialidades, sou surda, sou capaz".

  Os professores da escola descrevem a aluna como exemplar. Tímida por natureza, a estudante agradece aos mestres, funcionários, direção e colegas surdos a oportunidade do convívio e as amizades sinceras que se estabeleceram entre surdos e ouvintes. (Rafael Figliero)

Saiba mais: 
  Surdez é o nome dado à impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento. A deficiência auditiva pode variar de um grau leve a profunda, ou seja, a criança pode não ouvir apenas os sons mais fracos ou até mesmo não ouvir som algum.

Comunicação Gestual
  Libras, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade.

  Segundo a Lei n° 10.436, de 24/04/2002, reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais, e outros recursos de expressão a ela associados. Entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

 Rafael Figliero, Ana Clara Lobato Menezes e Luciméia GallKonig
A Lei garante, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento curso básico da Libras aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão 
nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.


  Como língua, Libra é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela linguística. 



Nenhum comentário: