domingo, 29 de setembro de 2013

SABEDORIA E AÇÃO

"É importante que toda a ação seja precedida de conhecimento, por isso todo o aprendizado pressupõe uma futura ação prática. "
 José Mazzarollo
      
   Toda a sabedoria tem sentido, quando torna-se útil ao seu possuidor. Normalmente quem senta em bancos escolares para aperfeiçoar-se, tende a aplicar na vida profissional o conhecimento adquirido. O mesmo critério não acompanha o procedimento de tantos acadêmicos  das letras sagradas. Grande parte dos teólogos e estudiosos bíblicos, não tem a mínima preocupação em aplicar em suas vidas o conhecimento recebido. É importante que toda a ação seja precedida de conhecimento, por isso todo o aprendizado pressupõe uma futura ação prática. No estudo da ciência espiritual, em especial, das Sagradas Escrituras, o conhecimento  tem aumentado a condenação dos respectivos sábios. O conhecimento de Deus, liberta os praticantes, mas compromete os negligentes. Quando a sabedoria corre mais apressada que a ação, abre um ab ismo espiritual que impossibilita a comunicação entre ambos.

José Mazzarollo
  Jesus considerou prudente o homem que ouve a palavra e a põe em prática, e considerou insensatos os que ouvem e não praticam. Então, na questão espiritual,  não  devemos estudar somente para ministrar sabedoria a terceiros, mas em primeiro lugar ter o desejo de  aplicar o conhecimento na própria vida. Quando o sábio aplicar em si o saber, estará apto a viver na fé e levar o exemplo adiante. As palavras da escritura Sagrada são santas, e não podem ser consideradas meramente letras, mas conteúdo de vida e transformação. Um acadêmico, um ministro, um sacerdote que não se enquadra no procedimento, leva aos ouvintes discursos vazios e palavras ao vento, sem nenhum tempero espiritual. Um discurso eloquente e emocionado sem espírito de vida, não sensibiliza o coração e não tem poder por si de penetrar no caráter humano.

   As teorias preparam para profissões técnicas, e os formandos passam a executar tarefas segundo o conhecimento recebido. Se os cursos humanos preparam profissionais, o estudo bíblico não pode tornar o formando num profissional da religião, mas num praticante. As palavras da Bíblia são espírito e são vida, logo todo aquele que conhece a palavra de Deus deve torná-la ação para si. A palavra de Deus em ação  reveste o caráter do seu praticante.

   O pregador sem o procedimento espiritual, é semelhante a fonte sem água, alonga o discurso, sem saciar a sede. Conseqüências daqueles cujo sabedoria excede seus atos. Também correm grande perigo, pois, basta soprar  sobre eles qualquer vento de paixão, e logo se desviam do caminho pregado. A espiritualidade precisa de raízes sólidas para se manter. A partir da primeira instrução, a mudança deve refletir-se na vida, por isso ao ouvirmos a voz de Cristo não devemos endurecer o coração, mas acompanhar o chamamento. O marco inicial do saber e da ação devem andar juntos, quanto mais a sabedoria se distanciar da ação, tanto mais difícil de reencontrar a verdade e o entendimento. Por isso há tantos diplomados que tropeçam nos princípios espirituais mais elementares. 
  
   Os ventos do pecado sopram forte sobre as almas humanas, se estas não se firmarem com bons atos perecerão perante a tempestade de luxúria desta geração. Além das tempestuosas ventanias doutrinárias que assolam com suas promessas vãs. O reino do céus é tomado por esforço, e  os que se esforçam se apoderam dele. Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min;E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11);Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.




Nenhum comentário: