quinta-feira, 16 de maio de 2013

O amor a disciplina



José Mazzarollo 
No livro de Deus, encontramos muitos conselhos que nos induzem a amar a disciplina. Desde a criança de colo até os senhores decrépitos, o amor a correção deve ficar estampado no semblante como sinal de aprovação.  No entanto, nada disso acontece nestes turbulentos e indisciplinados corações do presente século.  Pertencemos a geração mais indisciplinada de todos os tempos. O direito a falar o que se quer, de quem se quer e como se quer,  é o sinal mais eloquente de que a disciplina está morrendo. A insubmissão e rebeldia está ocupando o coração dos homens deste tempo. Por isso o espaço para os vícios recrudesce assustadoramente. Pela disciplina conhecemos o processo de auto defesa contra todos os males. A disciplina deve ocupar um lugar sagrado no coração humano. É pelo seu poder que evitamos todos os vícios que nos escravizam.


  A disciplina é uma poderosa arma contra as tentações. Por isso o diabo a odeia. Ele sabe que não tem vez com os disciplinados. É nos vazios da disciplina que ele consegue semear toda  sorte de vícios e paixões.    Não é com um exército armado que o mundo vai livrar-se das drogas, mas com a implantação da disciplina. Primeiramente na família. Horário para a oração, refeições na mesa, ocupação em trabalhos úteis.

  Aqueles que não tem amor a disciplina, professam sempre a mesma  justificativa: o disciplinador agiu mal, falou muito alto, gritou com estupidez. Argumentos colocados para não aceitar a correção. A reação de descontentamento num primeiro momento é compreensível, porque nos atinge no lado frágil, na ferida exposta. Contudo, ao esfriar a cabeça, devemos olhar com serenidade para as nossas atitudes, sempre lembrando que somos pecadores e necessitamos de correção, e que alguém virá para apontar as nossas deficiências. Os amigos normalmente toleram nossos defeitos, mas os inimigos não poupam. Até por isso precisamos deles para nos corrigir.

  Por outro lado, aquele que ama a disciplina, deve preparar-se para aplicá-la com eficiência, sabendo de antemão a dose exata para alcançar os objetivos propostos. Há disciplinadores que descarregam ódio e insultos tão desmesurados, que são capazes de erguer barreiras intransponíveis de inimizade, que mesmo o tempo não consegue mais curar. São filhos que se afastam dos pais. Servos que amaldiçoam seus senhores. Alunos que abandonam a escola traumatizados. Lares desfeitos e uma sociedade carregada de inimigos e desafetos está a comprovar os que falamos. De boas intenções o mundo está cheio. Os sensatos se aplicam nas boas ações, e isto faz a diferença. 

  Que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br

José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min;Todas as Segundas das 19h às 20h, no Programa Comando da Cidade na TV Urbana e no Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11); Também  o livro,“Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.



Nenhum comentário: