terça-feira, 7 de maio de 2013

Começa a Feira do Livro de Esteio









Desde o final de semana, a Rua Garibaldi (Rua Coberta), no Centro de Esteio, está tomada por livros, atrações culturais e artesanato. Teve início no local, no sábado (4) pela manhã, a Feira do Livro 2013.

Em sua fala na abertura do evento, o prefeito municipal, Gilmar Rinaldi (foto abaixo), citou a importância do trabalho em equipe. “Nossa cidade alcançou um patamar muito bom, e temos o compromisso de juntos projetarmos um futuro cada vez melhor”, disse.


Também acompanharam a cerimônia, o senador Paulo Paim, a deputada estadual Ana Affonso, secretários municipais e vereadores. “Tenho a alegria de voltar a esta cidade maravilhosa. Este momento é mágico, pois vamos entrar no mundo dos livros e dos grandes escritores”, falou Paim. Ele participou de sessão de autógrafos do livro Para além do que os olhos veem, que relata experiências do senador na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, em 2011.

Os professores, escritores e ex-patronos da Feira do Livro em Esteio, Esther Fujisawa (2010), Juracy Assmann Saraiva (2011) e o patrono de 2012, Paulo Centeno, receberam homenagens da equipe da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, responsável pelo evento. Após, o Grupo GEDE, apresentou a peça Alice no País das Maravilhas, com a prof.ª Dulce Leal Machado.

Durante a Feira do Livro, que vai até o próximo sábado (11), estão sendo oferecidas 18 bancas para a venda de livros, artesanatos e praça de alimentação. Os estandes abrirão das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado. Além disso, a Feira oferece uma ampla programação cultural e artística, muitas delas voltadas para os estudantes das escolas de Esteio, que realizam, durante todo o ano letivo, o projeto No caminho dos livros, Esteio lê o mundo. O projeto serve como base para diferentes atividades voltadas para os estudantes.

Nesta terça-feira, a principal atração da Feira será um bate papo às 10h com o professor e jornalista Ruy Carlos Ostermann.
O patrono da feira de 2013 é o escritor e secretário estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil.


Saiba mais sobre o patrono Luiz Antonio de Assis Brasil



Luiz Antonio de Assis Brasil é formado em Direito pela PUCRS, mas sempre esteve ligado às artes, como músico, escritor e administrador cultural. Foi violoncelista da OSPA e estreou como escritor em 1976, publicando o romance “Um Quarto de Légua em Quadro”. Escreve para a imprensa artigos históricos e literários desde a década de 70. Também nessa época iniciou trajetória como administrador cultural. Foi chefe da Secção de Atividades Artísticas da Prefeitura de Porto Alegre, diretor do Centro Municipal de Cultura da Capital e diretor do Instituto Estadual do Livro. 

Tem várias obras publicadas no Exterior e já ganhou vários prêmios literários, tanto no Brasil como no Exterior; entre estes o Jabuti, Portugal Telecom, Machado de Assis e Érico Veríssimo. É ministrante da mais antiga Oficina de Criação Literária do Brasil, fundada na PUCRS.

Programação da Feira do Livro de Esteio 2013

Terça-feira (7)
9h - Intervenções - Grupo de Teatro do programa Mais Educação com a prof.ª Djenet Rodrigues (C.M.E.B. Luiza Silvestre de Fraga)
9h30min - Apresentação de alunos das professoras Lourdes da Silva e Rita S. Spilmann B. (C.M.E.B. Erico Veríssimo) - programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
10h - Bate-papo com o professor Ruy Carlos Ostermann
14h - Intervenções - Grupo de teatro D da Casa de Cultura, com a prof.ª Michele Darolt
15h - Hora do conto com a prof.ª Fabiane Guazina (C.M.E.B. Camilo Alves) - programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
15h30min - Apresentação de violão, prof. Jorge Auê (Casa de Cultura)
16h - Bate-papo sobre o livro Júlio e a ira dos deuses, com a escritora Marjorie Lima Perez Barth
19h - Bate-papo sobre o romance Água Funda, de Ruth Guimarães, com a prof.ª Me. Ana Paula Cianni
20h - Espetáculo Sepé Tiaraju, o guerreiro da lua crescente - Teatro Luz & Cena


Quarta-feira (8)
8h30min - Intervenções - Grupo GEDE com a prof.ª Dulce Leal
9h30min - Oficina sobre o conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, com a prof.ª Franciele Amandio, direcionada para 8ªs séries e Ensino Médio
14h - Intervenções com o Grupo de Teatro da Casa de Cultura Amadores do Palco, com a prof.ª Michele Darolt
15h - Hora do conto com a professora Valléria de Mattos Valle (C.M.E.B. Edwiges Fogaça) - programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
16h - Lançamento do livro Pequenas indulgências e sessão de autógrafos com o escritor Cláudio Abreu
17h - Apresentação de guitarra, prof. Diego, da Casa de Cultura
19h30min - Esquete teatral Cortou o Margaux (inspirado em crônicas de Luiz Fernando Veríssimo), com o Grupo Bah, dirigido por Michele Darolt


Quinta-feira (9)
8h30min - Intervenções - Grupo GEDE com a prof.ª Dulce Leal Machado
9h30min - Apresentação sobre Frankenstein, de Mary Shelley - alunos da prof.ª Cristiane Gomes (C.M.E.B. Clodovino Soares) - programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
9h45min - Bate-papo sobre produção independente de livros com Luiz Carlos Spessato e Marjorie L. Perez Barth. Mediação: Maria Rita G. Ortiz (SMEE)
10h30min - O feijão surdo - Apresentação da E.E.E. Padre Reus
14h - Intervenções - Grupo GEDE - prof.ª Dulce Leal
14h20min - Oficina sobre A zanga da princesa, de Mirna Pynski, direcionada à alunos de 3ª e 4ª séries prof.ª Me. Simone Cunha (SMAC) e programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
15h30min - Hora do Conto com as professoras Angelina Stoldoni Lemes e Iara Mattos Hamdan (C.M.E.B. Santo Inácio) - programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”
17h - Show - Musical Vozes da Cultura (SMAC)
18h - Show - Músico Daniel de Mello (SMAC)


Sexta-feira (10)
8h30min - Intervenções - Grupo de Teatro com Fanael Gonzalves
9h30min - Apresentação de dança com João Ribeiro e Ione Zundim, representando o Grupo de 3ª idade Esperança, da  Paróquia Nossa Senhora das Graças
9h45min - Bate-papo com a escritora e fotógrafa, Norma Figueiredo
10h30min - Apresentação da Cia da Dança Sabine Costella
14h - Intervenções - Grupo Cirandeiros, com a prof.ª Michele Darolt - programa Integrado de Inclusão Social
15h - Número artístico com Grupo de Dança Alemã Idade Feliz, da Comunidade Bom Pastor, de Esteio
15h30min - Declamação de poemas - Elenita Matos
16h - Lançamento do livro da autora Elenita Matos e sessão de autógrafos.
19h - Apresentação do Coro municipal
19h15min - Reunião do Conselho Municipal de Cultura com a Sr.ª Margarete Moraes e a Sr.ª Eleonora K. Spinato, Representantes da Regional Sul do Ministério da Cultura. Temas: Conferência Municipal e Plano Municipal de Cultura.


Sábado (11)
9h - Intervenções - Grupo GEDE com a prof.ª Dulce Leal Machado
10h - Bate-papo sobre O Tigre dos Palmares, de Adalberon Cavalcante Lins, com a prof.ª Esp. Patrícia Lopes
11h - Bate-papo com o coreógrafo Ramon Carvalho e destaques porta-estandarte, mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Salgueiro, de Esteio, sobre a origem e o significado desses personagens nos desfiles de carnaval
14h - Intervenções - Grupo GEDE com a prof.ª Dulce Leal Machado
14h30min - Show com Patrícia Correa
15h - Bate-papo sobre a tese “Pampa; substantivo feminino: a reconfiguração da literatura gauchesca na obra de Silvana Okampo, com o Doutorando Rafael Guimarães.
16h - Mesa-redonda sobre clássicos da literatura, com os professores Dr. Paulo Seben (UFRGS) e Dr.ª Juracy Assmann Saraiva (Feevale e programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”). Mediação: prof.ª Me. Simone Maria dos Santos Cunha (SMAC)
17h30min - Show com Éderson Garoto.
18h30min - Encerramento da Feira do Livro 2013
*Programação sujeita a alterações


Fonte:  Djalma Corrêa Pacheco - Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Comunicação Social. Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Fernanda Forner.



Mais fotos da Feira do Livro de Esteio

As imagens abaixo foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, terça-feira, dia 7 de maio de 2013.
















Nenhum comentário: