sexta-feira, 10 de maio de 2013

Lixo descartado em terreno da Prefeitura de Esteio na rua Percival Lisboa

Grande quantidade de lixo é jogada diariamente em um terreno de propriedade do Município (leia-se: Prefeitura Municipal de Esteio),  na rua Percival Lisboa que está totalmente abandonado pela  atual administração. Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. É uma vergonha!
Moradores das ruas Novo Hamburgo, Mário Cutruneo, Percival Lisboa, entre outras, reclamam de uma área de terra pertencente ao Município de Esteio onde seria construído uma Unidade Básica de Saúde e serve como depósito “clandestino” de lixo.  Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Em Esteio não é necessário andar muito longe para constatar que o excesso de lixo espalhado na via pública, está por todos os lados. Na rua Percival Lisboa o grande problema é que, além dos carroceiros e condutores de carros de luxo, alguns moradores também jogam lixo em um terreno de propriedade do município.  Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
A população pode fiscalizar estes atos, basta registrar, tirar fotografias, gravar vídeos, pegar testemunhas e fazer boletim de ocorrência para iniciar um inquérito de crime ambiental. Faça a sua parte!  Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
Esteio acaba com o lixo ou o lixo acaba com a administração de Esteio!  Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013. 
A prefeitura de Esteio, ao que parece, prefere continuar retirando o lixo a identificar e multar os irresponsáveis que descartam animais mortos em terreno baldio de sua propriedade e na via pública, em cima do asfalto, o que é preocupante. Fotos capturadas pelas lentes do clíck indiscreto do dia-a-dia, hoje, sexta-feira, dia 10 de maio de 2013, na rua Percival Lisboa.


Em Esteio entra e sai governo, trocam secretários, diretores, funcionários e o lixão da Percival Lisboa continua lá, há mais de quarto anos desafiando a competência de todos.


Em Esteio não é necessário andar muito longe para constatar que o excesso de lixo espalhado na via pública, está por todos os lados. Na rua Percival Lisboa o grande problema é que, além dos carroceiros e condutores de carros de luxo, alguns moradores também jogam lixo em um terreno de propriedade do município. Educação é assim: “A gente não exige de ninguém, mas cada um apresenta a sua”, dizem os moradores da região.

Moradores das ruas Novo Hamburgo, Mário Cutruneo, Percival Lisboa, entre outras, reclamam de uma área de terra pertencente ao Município de Esteio onde seria construído uma Unidade Básica de Saúde e serve como depósito “clandestino” de lixo. Até hoje a Unidade de Saúde não saiu do papel e os esteienses ficaram só na promessa dos políticos eleitos.

As fotos acima, capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, hoje dia 10 de maio rua Percival Lisboa e mostram o descaso da Prefeitura de Esteio com os moradores e a irresponsabilidade de algumas pessoas que jogam lixo, inclusive animais mortos em um terreno de propriedade do município de Esteio que está totalmente abandonado pela administração municipal.  

Apesar de saber da prática de algumas pessoas jogarem lixo em terrenos baldios e na via pública, ao invés de notificá-los e multá-los,  prefeitura de Esteio continua deslocando servidores, máquinas e caminhões para retirar o lixo periodicamente. Será que a atual administração municipal também não está incidindo em crime ambiental? 

O deslocamento diário de servidores municipais, caminhões e máquinas da prefeitura para a retirada do lixo, causam grande prejuízo aos cofres públicos. Em minha opinião a fiscalização, notificação ou multa, certamente inibiria a contumaz prática em jogar lixo na via pública e a arrecadação poderia ser utilizada para campanhas educativas. A prefeitura de Esteio, ao que parece, prefere continuar retirando o lixo a identificar e multar os irresponsáveis, o que é preocupante.

Sem a cooperação da população esteiense torna sem solução o controle do lixo na cidade. Infelizmente, a Prefeitura de Esteio não é um bom exemplo de como conviver armazenar, reciclar o lixo, não jogando material indesejado na via pública, mas com a participação de todos, na conservação e limpeza a cidade, um dia, quem sabe, poderá servir de bom exemplo para as futuras gerações. É dever da administração municipal e da população se empenhar para promover o controle do lixo e manter a cidade limpa.

Contudo, toda a população pode fiscalizar estes atos, basta registrar, tirar fotografias, gravar vídeos, pegar testemunhas e fazer boletim de ocorrência para iniciar um inquérito de crime ambiental. Faça a sua parte, mande fotos dos irresponsáveis jogando lixo na via pública para postar aqui no Clíck Indiscreto do dia-a-dia, toda a cidade vai ver! Os flagrantes podem ser enviados para o e-mail: duartedesteio@gmail.com.




Nenhum comentário: