sexta-feira, 10 de maio de 2013

Feira do Livro de Esteio termina neste sábado

Foto: Kleyton Fantin
Foto: Kleyton Fantin
 Foto: Kleyton Fantin


Quem ainda não aproveitou a Feira do Livro de Esteio tem até este sábado (11) para conferir as atrações disponíveis na Rua Garibaldi (Rua Coberta).



A partir das 9h, as 18 bancas com vendas de livros, artesanato e praça de alimentação estarão abertas para o público. O destaque do sábado será a presença, às 17h, do patrono do evento neste ano, o escritor e secretario Estadual de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil.

Quem passou pela Feira nesta sexta-feira (10) assistiu a apresentações de dança com o Grupo de Dança Alemã Idade Feliz, da Comunidade Bom Pastor, e do Grupo Cirandeiros, do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS). Além disso, a escritora Elenita Matos fez declamações de poemas de amor.


Elisângela Rosa, que está participando pela primeira vez do evento como expositora, disse que o movimento está bom. "Tenho vendido bem desde o início da feira. Os livros que têm mais saída são os infantis e os espíritas", afirmou.



Patrono é o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil

Luiz Antonio de Assis Brasil
O patrono da feira neste ano é o escritor e secretário estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil. Formado em Direito pela PUCRS, Assis Brasil sempre esteve ligado às artes, como músico, escritor e administrador cultural. Foi violoncelista da OSPA e estreou como escritor em 1976, publicando o romance “Um Quarto de Légua em Quadro”. Escreve para a imprensa artigos históricos e literários desde a década de 70. Também nessa época iniciou trajetória, como administrador cultural. Foi chefe da Secção de Atividades Artísticas da Prefeitura de Porto Alegre, diretor do Centro Municipal de Cultura da Capital e diretor do Instituto Estadual do Livro. Tem várias obras publicadas no Exterior e já ganhou vários prêmios literários, tanto no Brasil como no Exterior; entre estes o Jabuti, Portugal Telecom, Machado de Assis e Érico Veríssimo. É ministrante da mais antiga Oficina de Criação Literária do Brasil, fundada na PUCRS.



Programação
11 de maio - sábado


9h - Intervenções - Grupo GEDE com a Prof.ª Dulce Leal Machado
10h - Bate-papo sobre O Tigre dos Palmares, de Adalberon Cavalcante Lins, com a Prof.ª Esp. Patrícia Lopes
11h - Bate-papo com o coreógrafo Ramon Carvalho e destaques porta-estandarte, mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba Salgueiro, de Esteio, sobre a origem e o significado desses personagens nos desfiles de carnaval
14h - Intervenções - Grupo GEDE com a Prof.ª Dulce Leal Machado
14h30min - Show com Patrícia Correa
15h - Bate-papo sobre a tese “Pampa; substantivo feminino: a reconfiguração da literatura gauchesca na obra de Silvana Okampo, com o Doutorando Rafael Guimarães.
16h - Mesa-redonda sobre clássicos da literatura, com os professores Dr. Paulo Seben (UFRGS) e Dr.ª Juracy Assmann Saraiva (Feevale e programa “No caminho dos livros, Esteio vê o mundo”). Mediação: Prof.ª Me. Simone Maria dos Santos Cunha (SMAC)
17h30min - Show com Éderson Garoto.
18h30min - Encerramento da Feira do Livro 2013
*Programação sujeita a alterações

Fonte: Prefeitura de Esteio.




Nenhum comentário: