domingo, 2 de setembro de 2012

Telefone público danificado por vândalos na rua Brasil em Esteio.


O telefone público é patrimônio de uso comum que poderá ser utilizado em casos de emergência. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje – dia 02/09/2012, em Esteio. 


O telefone público é patrimônio de uso comum que poderá ser utilizado em casos de emergência. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje – dia 02/09/2012, em Esteio. 
Alguns orelhões instalados na cidade estão sendo danificados.


Orelhão instalado pela Brasil Telecom (atualmente de propriedade da empresa Telemar-Oi),  no bairro, mais conhecido por Premem, na zona urbana de Esteio foi alvo da ação de vândalos. Além de permanecer danificado, o aparelho deixou de servir a comunidade.

A situação de um telefone público (Orelhão) abandonado na rua Brasil , proximidades da rua Rio Pardo, em Esteio, chama atenção de quem passa pelo local. O aparelho, a campânula (proteção) foram danificados e fios arrancados da haste que sustenta o equipamento.

 
 Os vizinhos relataram que o ato foi promovido por vândalos durante a madrugada. A Brigada Militar em situações como essa deve ser acionada por meio dos telefones 3473-1414 ou 190, pois em caso de dano ao patrimônio público pode prender ou apreender os vândalos. 

 O fato causou indignação aos moradores do bairro que utilizavam o aparelho. O crime ocorreu à noite e testemunhas afirmam que escutaram um forte barulho no local. Infelizmente os danos causados por vândalos aos orelhões em Esteio são constantes.

 Destruir orelhão, seja para furtar componentes, ou por vandalismo, é crime. Quem destrói um telefone público comete crime previsto no Código Penal, que pode resultar em multa e prisão de seis meses até três anos.

Atos de vandalismo contra o patrimônio público em Esteio deveriam ser exemplarmente punidos, todavia, mais que caso de polícia a questão passa obrigatoriamente pela educação da população esteiense.

 Conforme diz o Artigo 163 do Código Penal, “destruir patrimônio da União, Estado, Município ou de empresa concessionária de serviços públicos ou de sociedade de economia mista, é crime”  e quem for flagrado danificando orelhões poderá ser autuado em flagrante, processado e, em caso de condenação, poderá cumprir pena de até seis meses a três anos de detenção.

Muitos esteienses ainda não dispõem de telefone celular ouconvencional, o orelhão ainda é uma ferramenta importante, principalmente nos casos de emergência.


 

Nenhum comentário: