Brinquedotéca |
Administração e secretaria |
Colaboradoras do Abrigo-Lar Meu Refúgio |
Lavanderia, brinquedotéca, cozinha, banheiros, biblioteca, refeitório, quartos para meninos, quartos para meninas, salas de recepção |
A Casa-Lar Abrigo Meu Refúgio é uma instituição que acolhe crianças em caráter provisório, após a justiça retirá-las das ruas ou dos seus lares sob circunstâncias
de negligência, maltratos
e abusos, protegendo-as
de seus agressores.
A Casa-Lar Abrigo Meu Refúgio, foi fundada no dia 26 de abril de 2003 e tem sua sede em Sapucaia do Sul. É uma entidade civil de caráter beneficente, sem fins econômicos, de direito privado, jurídico, educativo, beneficente e social, sempre buscando a solução dos problemas de crianças em situação de vulnerabilidade. Se destina exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos. O ingresso na Casa-Lar se dá por meio de encaminhamento feito pelo Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça e Juizado da Infância e Juventude. Tendo como fundamento o trabalho em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Segundo Ralissana Rocha da Silva Pereira, diretora administrativa, “A Casa-Lar abrigo Meu Refúgio tem por finalidade principal a missão de lutar pelo bem comum de todos abrigados, em todos os aspectos, com prioridade as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”.
Na visão da atual diretoria e seus colaboradores, o objetovo do trabalho é tornar a Casa-Lar um referencial no Estado em atendimento as crianças e adolescentes, promovendo um novo conceito de sistema de acolhimento institucional. Entre seus valores, destacamos o respeito e dedicação todas as crianças e adolescentes acolhidos; Prestação de serviços com ética e responsabilidade e amor ao próximo; valorização do ser humano; valorização profissional dos apoiadores; busca constante de qualidade de vida e transparência administrativa.
Atualmente A Casa-Lar Meu Refúgio atende mais de 30 crianças e adolescentes, oferecendo atendimento psicossocial, acompanhamento às famílias em grupos operativos. Para os acolhidos menores de 12 anos oferecem diversas atividades. Entre elas destacamos invernada, futebol, artes marciais, atendimento na biblioteca e brinquedoteca, projetos de pesquisas, seminários, informática, projeto de planejamento financeiro, reforço escolar, projeto culinária, oficinas de arte e encaminhamentos a cursos profissionalizantes.
Quadras polisportivas |
No pátio pracinha como balanços, gangorra e escorregador |
No pátio, além das pracinhas com balanços, gangorra, escorregador tem quadras polisportivas |
Kombi Volkswagem: Veículo para transporte |
Equipe da atual diretoria do abrigo é composta pelo presidente; Ezequiel Ferraz da Silva, vice-Presidente; Ivan João Balbueno, 1º secretario; Marcio André Silva da Veiga, 2’ secretária; Maria Iolanda Dornelles, 1º tesoureira; Dulce Barz Mesquita, 2º tesoureiro; Jarbas da Silva Lemos. Fazem parte do Conselho Fiscal: André Rocha da Silva, Vicente Osmar Dias da Silva, Elisandro Fraga Pereira, Cinthia Barz Mesquita, Marcelo Dornelles de Oliveira e Andrea Peil Silverio.
A Casa-Lar oferece serviços profissionais em Psicologia, Assistênte Social, Atendimentos na Brinquedoteca, Biblioteca e oficinas de invernada, futebol, artes marciais, projetos de pesquisas, seminários, informática, projeto de planejamento financeiro, reforço escolar, projeto culinária, oficinas de arte e encaminhamentos a cursos profissionalizantes.
Atualmente as crianças acolhidas na Casa-Lar usufruem de espaços direcionados a um desenvolvimento saudável em espaços intenos e externos utilizado para diversas atividades de laser e pratica de esportes. Além uma pista de bicicleta em que trabalham a coordenação motora e senso de disciplina, tambémpossuí uma quadra poliesportiva para a pratica de diversos esportes, pracinha aparelhada com brinquedos para crianças, entre outros recursos que junto com a comunidade procuram ofertar durante o período de acolhimento para que se torne propicio aos objetivos trabalhados na Casa-Lar, tal como minimizar o sofrimento das crianças antes do ingresso na instituição.
Vale lembrar que constantemente a instituição desenvolvem projetos para a manutenção do prédio e novos projetos que viabilizem o crescimento de seus serviços respeitando sempre o interesse das crianças e adolescentes atendidos, que muitas vezes são encaminhados a comunidade de empresas e serviços firmando novas parcerias. Para que seus apoiadores estejam cientes do andamento das atividades do abrigo, bem como o investimento de empresas parceiras e colaboradores, em prol das crianças acolhidas, a cada recurso financeiro recebido a diretoria, através de sua diretora administrativa, efetuam prestações de conta com a máxima transparência, pois a colaboração da comunidade tem sido um dos elementos motivador para o trabalho de toda a equipe, para continuar propiciando as crianças e adolescentes abrigados, uma estadia com dignidade e um novo estimulo de perspectiva de vida para o futuro. motivado de maneira positiva.
Crianças precisam de ajuda e você pode colaborar
Visite a Casa-Lar Meu Refúgio, conheça o trabalho de pessoas abnegadas e comece a semear felicidade, ajudando a construir um caminho diferente para muitas crianças. Seja um parceiro estimulador do trabalho de toda a equipe, para que continuem propiciando a todas crianças abrigadas, uma estadia com dignidade e nova perspectiva de vida para o futuro, motivando e transformando de maneira positiva a vida de todos.
Você pode ajudar a Casa-Lar Abrigo Meu Refúgio contribindo com alimentos não perecíveis, material escolar, material de higiene pessoal, cama, mesa e banho, roupas, sapatos, material esportivo, produtos de limpeza, móveis, eletros-eletrônicos , entre outros ou fazendo um depósito de qualquer quantia na conta bancária da Casa-Lar Meu Refúgio: Conta Corrente: 27-095-4, na agencia 2672-7, do Banco do Brasil.
Para maiores informações, contatos: Fone/fax: (51) 3453-5004 - E-mail: abrigomeurefugio@hotmail.com. Site: http://meurefugio.com.br
A história da
Casa-Lar Abrigo Meu Refúgio
Algumas doações |
A Casa-Lar Meu Refúgio conta com grande estrutura interna e externa |
Ralissana Rocha da Silva Pereira, diretora administrativa, é filha de Maria Zilete da Rocha da Silva idealizadora da Casa-Lar abrigo Meu Refúgio |
“Com apoio e amor construiremos um futuro melhor”
Em Janeiro de 2001 Maria Zilete da Rocha da Silva, ao dormir teve um sonho que sem imaginar, mudaria sua vida e o futuro de muitas crianças. Segundo Zilete, durante o sonho, ouviu a voz de Deus lhe dizendo: “Constrói um orfanato”. Intrigada perguntou: “Como vou construir um orfanato se não tenho dinheiro nem mesmo para terminar a construção da minha casa?”, e a voz disse novamente em um tom muito alto: “Constrói um orfanato”. Ao acordar, devido a significativa mensagem recebida, a idealização do novo projeto começou a fazer parte de sua vida .
Em novembro de 2001, Maria Zilete foi convidada pelo Ministério Público do município de Canoas para acolher uma família de crianças, onde pensou ter cumprido sua missão, porém a voz continuou a falar até que baseada na mensagem do sonho, observação e experiência, tomou coragem e criou o projeto Meu Refúgio.
Em contato com o comitê da cidadania em Canoas, com a pedagoga Carmem Agiova contando passo a passo seu sonho, ela acreditou e se propôs a ajudar. Em Fevereiro 2002 aconteceu o primeiro encontro para dar inicio ao projeto. Nesta reunião participaram os familiares, e as senhoras Carmem (pedagoga), Rosa Guê (assistente Social) e Elizete Martins (Diretora de um abrigo de meninas em Canoas). Perguntando a Maria Zilete o que desejava fazer? A mesma respondeu: “Quero construir um orfanato, atendendo crianças defendendo seus direitos”.
Surgiu então a ideia da Casa-Lar. e apartir dai foi dado inicio a toda documentação, formada a diretoria em um processo que levou aproximadamente seis meses. A seguir receberam da Prefeitura de Sapucaia uma área de terra no Bairro Jardim América, onde foi iniciada a construção. Durante algum período participaram de reuniões do COMDICA,onde foi apresentado o projeto.
Durante o tempo de espera foram realizados cursos de capacitação para atendimento a criança e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Receberam auxílio de uma Arquiteta que fez o projeto de construção voluntariamente, algumas empresas construtoras enviaram orçamentos, mas devido aos altos preços, própria família decidiu assentar a pedras no terreno cedido.
No final de 2005, o Ministério Público de Sapucaia fechou o Orfanato Lírios do Vale, abrindo edital para apresentação de novos projetos que se adequassem a necessidade do município, sendo o projeto Meu Refugio o escolhido. Em 17 de junho de 2006 iniciaram as atividades no prédio do extinto Lírios do Vale, onde, na época, já abrigava mais de nove crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário