sábado, 16 de julho de 2011

Em Esteio o lixo se acumula nas ruas e em terrenos baldios. O acúmulo traz mau cheiro e facilita a propagação de insetos, ratos e doenças.







Em Esteio o lixo descartado clandestinamente na via é um problema relativamente simples de ser resolvido com educação e não depende de sexo, cor, classe social, crença religiosa ou filosofia política. Na prática a educação tem início em uma família onde os pais ensinam cidadania, direito, deveres e respeito ao meio ambiente a seus filhos.

Os resíduos sólidos de lixo em Esteio ainda é um dos grandes desafios de nossa administração municipal. Cada vez espalhado em mais ruas, o lixo doméstico está ficando mais tóxico, tem aumentado em volume e complexidade. 










A população esteiense descarta irregularmente lâmpadas, computadores, televisores, rádios e outros eletro-eletrônicos em geral, além de medicamentos, óleos e pneus.   

As ruas do Município, ultimamente é um “paraíso” para os recicladores de restos de lixo orgânico, entre eles papéis, metais, vidro e plásticos, entre outros mais clássicos, além de  diversos tipos de embalagens que também são descartadas irregularmente em terrenos baldios, calçadas, sangas, arroios e no Rio dos Sinos. 





 
 
O descarte clandestino, ilegal e incorreto, certamente vem acarretando grande impacto ambiental, principalmente na saúde dos catadores de produtos recicláveis ou da população que vive na periferia, próximo os locais de descarte.

O lixo depositado na via e em terrenos baldios pelos esteienses revela um grande e velho problema e traz à tona uma antiga discussão. Se por um lado a coleta do material deixa a desejar, por outro, ainda falta muita educação a população. Nos últimos meses dezenas de placas alertando sobre a proibição de colocar lixo na via, foram afixadas pela administração municipal, mas pelo que parece de nada adiantou.







 
Toda população de Esteio é responsável pelo destino final do lixo e a responsabilidade deve ser compartilhada pelas empresas e o Poder Público Municipal. Ninguém pode simplesmente jogar o lixo na via pública e terrenos baldios impunemente. Grande parte do material  descartado  contêm metais pesados como chumbo, níquel e cádmio, e todos são responsáveis pelas consequências desse ato, que prejudica o meio ambiente e a vida da comunidade, inclusive quem deveria impedir o crime ambiental. 

Nenhum comentário: