quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Morre aos 104 anos a mulher considerada a pessoa mais velha de Esteio


Foi enterrado na tarde de hoje, quinta-feira, 30/12/2010, no Cemitério Municipal 2 de Novembro, o corpo de Anna Mauricia Rodrigues da Silva, 104 anos de idade, que residia na rua Inácio Montanha, Bairro São José, em Esteio.

Anna Mauricia morreu  hoje de parada cardio-respiratória, à  01;00 hora. Ela era filha de Custódio Rodrigues da Silva e de Henriqueta Flores, aposentada, natural de Camaquã/RS, nasceu no dia 22/9/1906. A viúva de Acelino Rodrigues, deixa 4 filhos: Noé Silvio, Maria, Henriqueta e Loivinha. Já falecidos os filhos; Loiva e Cantilio. Não deixou netos.

Segundo um familiar, Anna Mauricia já estava com a saúde bem debilitada, com cardiopatia hipertensiva, insuficiência cardíaca e quadro neurodegenerativo. O médico alertou de que ela poderia morrer de uma hora para outra.

Familiares, vizinhos e amigos que compareceram ao velório falaram da amizade com dona Anna. “A última vez que a encontrei, como sempre, lúcida e demonstrando estar ligada às questões que afetam a família. Para mim, foi muito doloroso receber a notícia de sua perda, uma vez que sempre tive muito orgulho de desfrutar sua sincera amizade”, disse uma amiga. Muitos se emocionaram durante a cerimônia.

Anna Mauricia acompanhou durante os seus 104 anos de vida, as Primeira e Segunda guerras mundiais, TV à cores, telefonia celular, Estado Novo, ditadura militar, Pena não ter deixado um livro de memórias. Certamente que seria muito interessante. Claros que os acontecimentos mundiais neste período não devem ter tanto significado para ela perto do que deve ter sido ver nascer e morrer dois dos seus filhos.

A idosa tem o direito de ser considerada a mais velha de Esteio, já que seus documentos indicam seu ano de nascimento como sendo 1906.

Fotos da dona Anna Mauricia e seus familiares você confere aqui no blog nas próximas postagens.

Nenhum comentário: