sábado, 25 de janeiro de 2014

TEMPO OPORTUNO




O desleixo com a vida espiritual tem apanhado muitos de surpresa. Esnobam orgulhosamente força e poder nos dias da fartura, no entanto demonstram grande fragilidade nos dias maus.

José Mazzarollo
O desespero é um estado espiritual preocupante. As decisões do desesperado são precipitadas e comprometedoras. De sã consciência, não podemos nos permitir chegar a este estágio. Crises e tribulações são passiveis a qualquer ser humano. Contudo, nada justifica o abalo espiritual do desespero. Por isso aprendamos a oração do profeta: “Sendo assim todo o homem piedoso te fará súplicas em tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão” (Sl 32.6).  O homem piedoso fará súplicas em tempo, o homem ímpio, também faz  súplicas, mas fora de tempo. Ao não ser atendido, entra em desespero. O homem justo e piedoso além das súplicas, tem um comportamento religioso e fiel a Deus por amor, não espera a tempestade para clamar ao Senhor. Quando a tempestade assolar a cidade, a sua tenda estará segura. Este procedimento deve imitar a formiga, que jamais passa necessidades graças ao seu comportamento preventivo.  O breve tempo desta vida, nos reserva muitas surpresas, que na realidade não são surpresas. Os homens é que não se prepararam para elas. Imaginam a tragédia sempre do quintal do vizinho. 

Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não o atingirão. Poderíamos pensar nas enchentes provocadas pela chuva, onde muitos ficam desabrigados. Mas não é dessas águas que a Bíblia está falando, e sim, das águas do pecado. Essas fazem transbordar a taça dos negligentes. Neste tempo as crises de fé se agravam, e os aproveitadores estão de plantão espreitando a próxima vítima. Como os predadores na floresta que espreitam as ovelhas que se desviam do rebanho. Assim os caçadores de almas estão ávidos por multiplicar vítimas. 

 Boa parte das redes de televisão, alugam espaços ociosos da madrugada para programas religiosos. São programas típicos de caça aos desesperados. Quem liga a TV na madrugada para ouvir um pregador falando, senão um desesperado, em insônia e angústia? Uma alma desesperada é semelhante ao cordeiro cercado por lobos. Deus não abandona os seus no dia mau. Os cristãos têm sono de anjos durante a noite. Restabelecem as energias para a nova jornada. Os desesperados perambulam pela casa como sonâmbulos, ou se revolvem no leito em pesadelos. Mesmo no auge da tribulação, o cristão tem a companhia consoladora do anjo do Senhor. O cristão suplica, reza e se dedica ao evangelho em todo o tempo, muito antes da crise bater a sua porta e isto lhe garante conforto no dia mau. 

O desleixo com a vida espiritual tem apanhado muitos de surpresa. Esnobam orgulhosamente força e poder nos dias da fartura, no entanto demonstram grande fragilidade nos dias maus. Quando transbordam as águas, correm para a igreja em busca da solução milagrosa. Recebem uma lavagem cerebral, e emocionados servem de cobaias  para todo o tipo de publicidade.  Os negociantes do evangelho se aproveitam da situação, e não poupam as almas desesperadas. Podem observar, o desesperado nunca encontra a porta certa. Por isso é importante manter uma fé ativa todos os dias. Na sobriedade podemos pensar e decidir com racionalidade. É impossível enganar os homens que vivem o evangelho segundo a vontade do Pai. Por isso Ele espera diariamente pela oração dos seus filhos, é nesta comunicação que estabelecemos fraternos laços de fidelidade e amor.  que Deus nos abençoe a todos com o orvalho do céu.

 Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br


José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; E na TV Urbana, assista ao Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11);
Leia também  o livro “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.
 
 

Nenhum comentário: