sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Projeto MusiCâmara apresentou o Recital Canto e Piano, em Esteio.


Na foto a soprano Carolina Abreu e o pianista Daniel Vieira que compõe o duo de canto e piano, no Projeto MusiCâmara apresentado em Esteio. Para quem compareceu foi maravilhoso e muito gratificante ouvir uma voz belíssima acompanhada de um Pianista magnífico.


A Presto Produções e Promoções Artísticas, dando continuidade à sua agenda cultural em 2013, trouxe à cidade de Esteio, no dia 20 de novembro, o Recital de Canto e Piano apresentado pela professora de Música e Canto Lírico Carolina Abreu e pelo Doutor e Mestre em Música Daniel Vieira. A Presto, além de promover o acesso cultural à comunidade esteiense, tem a preocupação em trazer artistas conceituados, para serem prestigiados e reconhecidos por seu talento.


  O Recital faz parte do Projeto MusiCâmara do Ministério de Cultura, temporada de 2013, com a coordenação artística de Lúcia Passos e produção de Ailton Abreu, que na quinta-feira, dia 21 de novembro, com início ás 19h 30min. e entrada franca, brindou a comunidade esteiense com uma magnífica apresentação de Canto e Piano. O evento foi realizado na sede da tradicional Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Avenida Presidente Vargas, centro de Esteio.

  No inesquecível recital “O Eu-Lírico Feminino na Canção de Câmara” a soprano Carolina Abreu interpretou canções em que o eu-lírico – personagem que canta/conta a história – é feminino. Quem são essas mulheres? Loucas? Apaixonadas? Românticas? Como elas estão representadas e se apresentam através dessas canções? Para dar conta dessa vasta gama de personagens e emoções, os organizadores buscaram diversificar o programa tanto em termos de idiomas – alemão, francês, português e inglês – quanto em relação aos períodos contemplados – desde o classicismo até obras mais contemporâneas,  com a brilhante participação do pianista Daniel Vieira.


Programa 

  No programa apresentado em Esteio, destacamos; Als Luise die Briefe ihres ungetreum Liebhabers verbrantnte, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); Gretchen am Spinnarade, de Franz Schubert (1797-1828); Frauenlieb und leben – Nº 1 Nº 4 de Robert Schumann (1810-1856); Les Nuits D’eté: Nº 2 , de Hector Berlioz (1803-1869); Je te veux, de Erik Satie (1866-1925); Les Cheminins de l’Amour, de Francis Poulenc (1899-1963); Retrato, de Ronaldo Miranda (1948); l. Modinha, ll. Canção e lll. Viola, de Marcelo Rabelo (1980); Somebody Loves me, de George Gershwin (1898-1937) e Cabaret Songs: Nº 4, Amor - de Willian Bolcom (1938). 


Patrocinadores do evento

  Entre os patrocinadores do evento destacamos: CEPE – Canoas/RS., Prefeitura Municipal de Canoas - Secretaria de Cultura, Silvio R. Moraes – Advogados Associados, Grupo SINOS, Comunidade Evangélica Luterana em São Leopoldo e Comunidade Evangélica Luterana de Novo Hamburgo – EECLB, ACIS – São Leopoldo, Prefeitura Municipal de Canoas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tcnologia, Sul-Rio-Grandense, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, Estação Gráfica, Restaurante Caçaróla, Revista Rua Grande – São Leopoldo, Prefeitura Municipal de Esteio, Dra. Rosana Fontana – Ortopedia e Traumatologia, Associação Municipal São Leopoldo, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura.

A soprano Carolina Abreu  encantou a todos em uma maravilhosa apresentação.
   
 Carolina Abreu
  
  O canto ficou aos cuidados da maravilhosa voz da soprano Carolina Abreu (foto acima) que encantou a todos em uma magnífica apresentação. Carolina é natural de Porto Alegre, professora de Canto Lírico e de Musica Popular do Departamento de Música da UFRGS, Bacharel em canto/UFRGS (Professora Mazias de Oliveira), realizou Curso Avançado de Canto no Conservatório Pablo Komlós, da OSPA (Professor Decápolis de Andrade). Atuou como solista nas obras Elias, de Mendelssohn (2003, Teatro Guaíra, Curitiba), Stabat Mater, de Pergolesi (2004, Orquestra da UEL/Londrina), Magnificat, de Bach (2007, Orquestras de Câmara do Teatro São Pedro, da Ulbra; 2013, UNISINOS), Alles was ihr tut, de Dietrich Buhtehude (2010, Orquestra da ULBRA), Vesperae Solennes de Confessore, de Mozart, (2012, Orquestra da ULBRA), tendo sido regida pelos maestros Tiago Flores, Evandro Matté, Cláudio Ribeiro, Antonio Borges Cunha, Jocelei Bohrer, Manfredo Schmiedt e Wenceslau Moreyra, entre outros. Atuou também em produções operísticas locais e “de bolso”, como A Flauta Mágica (Primeira Dama e Pamina), de Mozart, La Traviata (Violetta), de Verdi, e cena final da ópera Fidelio (Leonora), de Beethoven. Em 2012, atuou na montagem da ópera Cavalleria Rusticana (Santuzza), de Mascagni, na cidade de Santa Maria/RS. Em 2010 e 2011 atuou como cantora solista no espetáculo Nativitaten, do Natal Luz, em Gramado/RS. Desde 2012, recebe orientação técnica do tenor Juremir Vieira.

O teclado contou com o talento e a grande experiência do pianista Daniel Vieira, Doutor e Mestre em Música. 
   
Daniel Vieira
  
  O piano contou com o talento e a grande experiência do pianista Daniel Vieira (foto acima), Doutor e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, foi bolsista da CAPES-Reuni, tendo como orientadora de pesquisa a Professora Doutora Any Raquel Carvalho. Em 2010 foi agraciado pela CAPES com uma bolsa de estágio no exterior – PDEE, na Universidade de Aveiro UA (Portugal) onde foi supervisionado pela Professora Doutora Helena Marinho e pelo Professor Doutor Fausto Neves. Possui graduação em Música, Bacharelado em Instrumento/Piano pela Escola de Música e Belas Arte do Paraná – EMBAP, Especialização Latu Sensu em Performance em Piano, também pela EMBAP. Já se apresentou em diversas capitais de estados brasileiros e em espaços musicais na cidade de Porto em Aveiro, em Portugal. Várias vezes foi laureado em concursos nacionais e internacionais de piano, música de câmara e de interpretação de música moderna e de música brasileira. Tem experiência docente em Instrumento – piano, Análise Musical, Contraponto, Teoria e Fundamentos da Música quer para o nível médio como para o nível superior. Atualmente trabalho como pianista acompanhador do Coro Sinfônico da OSPA, em Porto Alegre, em Porto Alegre, e tem exercido intensa atividade como pianista colaborador/acompanhador nas classes de cordas e de canto no Instituto de Artes da UFRGS.

Projeto MusiCâmara

  O MusiCâmara é uma uma realização do Ministério da Cultura que teve início em 25 de abril de 2008.   Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade a Presto já realizou 68 concertos, com mais de 13 mil expectadores, 42 escolas visitadas, 3600 alunos que receberam a visita de músicos e assistiram aos concertos.

  Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal de São Leopoldo. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o objetivo de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.


   Periodicamente são visitadas várias escolas municipais que, depois se fazem presentes aos concertos. O MusiCâmara, é um Projeto aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu. 

 Para os responsáveis pelo Projeto Musicâmara, Investir em cultura é fortalecer sua marca, sua cidade e sua região. Em 2013, o projeto está sendo realizado com sucesso pela PRESTO que se prepara para iniciar a sétima edição  do MusiCâmara+1, temporada 2014.

  Para os apreciadores da boa música, em 2013 o projeto foi ampliado para o Vale dos Sinos e região Metropolitana, abrangendo Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo, com 18 concertos programados, que iniciaram no mês de março e serão realizados até o próximo dia 20 de dezembro, com o Concerto de Natal, em São Leopoldo. Mais do que números, o que move o Projeto MusiCâmara são as pessoas e a possibilidade de levar a comunidade a cultura da música erudita de câmara, oferecendo uma atividade cultural diferenciada e de qualidade.

  As apresentações de 2013 foram realizadas nos seguintes locais: em São Leopoldo, na Igreja do Relógio; em Sapucaia do Sul no IFSUL; em Esteio na Igreja Adventista do 7º Dia; em Canoas no CEPE (Clube dos Empregados da Petrobras) e em Novo Hamburgo, na Igreja Evangélica Três Reis Magos.

  O Projeto MusiCâmara 2013 apresentou grandes novidades, que trouxeram muita notoriedade e possibilitou um aumento significativo de público a assistir os diversos concertos, tanto em São Leopoldo como nas cidades que receberam pela primeira vez o Projeto que já está garantido para a Temporada 2014, em sua sétima edição.



A PRESTO se consolida como  referência no cenário da música erudita
  
  Ao longo de seis anos de atividades a PRESTO tem se consolidado como uma referência no cenário da música erudita da região e do estado, realizando projetos como o MusiCâmara, prestando assessoria a empresas e prefeituras, produzindo eventos e firmando parcerias com importantes grupos, instrumentistas e maestros do Brasil e do Exterior. Atualmente a PRESTO é responsável pela Coordenação artística do Coral Municipal de São Leopoldo, que também conta com um Laboratório Coral, atualmente com 70 participantes. Também está à frente da direção artística do Coral do CEPE – Clube dos Empregados da Petrobrás.

  Além disto, realizou a temporada do Projeto MusiCâmara,  PRESTO – Oficinas de Música – Canto Coral, em caráter internacional, reunindo 73 regentes de vários estados do Brasil, o curso de Regência Coral Infanto-Juvenil, oferecido em parceria com o Instituto Superior de Educação de Ivoti. Também esteve presente no Painel de Regência da FECORS - Federação de Coros do Rio Grande do Sul, onde a professora Lúcia Passos esteve à frente da oficina de Técnica Vocal.


Ao longo de sua história a PRESTO tem firmado importantes parcerias de trabalho, unindo esforços a diversas instituições como o SESI, SESC, Petrobrás, FUNDARTE, prefeituras de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Sapiranga, Nova Petrópolis e Caxias do Sul, onde durante 3 anos deu assessoria de técnica vocal ao Coral Municipal.

O Projeto MusiCâmara, cuja primeira temporada foi em 2008, prevê originalmente apresentações mensais de concertos de música erudita, com pequenos grupos de câmara, contando sempre com a parceria da Secretaria de Educação de São Leopoldo, para que músicos visitem os alunos em sala de aula e posteriormente os mesmos assistam aos concertos na Igreja do Relógio, local onde se realizam os concertos.

  Destes concertos surgiu o Madrigal PRESTO, que desde então segue se apresentando na região, sempre com um repertório de música erudita. O Madrigal PRESTO já realizou uma série de apresentações com a Orquestra Fundarte, interpretando a Missa Brevis de Haydn e através do Fundo Municipal de Cultura de São Leopoldo, fez apresentações nos bairros de São Leopoldo e uma tournée na Alemanha, com repertório de música brasileira.


 O que é a Presto Produções e Promoções Artísticas?

 A Presto é uma empresa especializada em organização, produção e promoção de espetáculos artísticos e eventos culturais. Além das atividades externas, a PRESTO oferece oficinas de piano, violão, técnica vocal, flauta, saxofone, teoria e percepção musical e oficinas de formação para professores, regentes e cantores, além de oficinas de arte, Recitais, Seminários, Shows e Concertos. Disponibiliza assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural sob a coordenação de técnica Lúcia Passos, cantora e Professora de Técnica Vocal tendo atuado na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS) durante 26 anos. Contratada pela FUNARTE ministrou cursos em todo o Brasil orientando regentes, cantores e professores de Técnica Vocal. Iniciou sua formação musical em Minas Gerais e, em busca de aperfeiçoamento, foi para o Rio de Janeiro onde estudou com a professora Clarisse Stukart. Estudou no Mozarteum, em Salzburg, na Áustria, e também em Münster, na Alemanha, com os professores Rita Streich, Paula Lindberg e Peter Ziethen.


Assessoria, consultoria e treinamento na área artística e cultural sob a coordenação de técnica Lúcia Passos

  Lúcia Passos realizou recitais em vários estados do Brasil e também na Áustria e Alemanha, apresentando repertório internacional e de compositores brasileiros. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara da OSPA e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra SESI FUNDARTE. Foi Coordenadora Cultural da Unisinos durante 5 anos,desenvolvendo e incentivando projetos culturais como a Orquestra Unisinos, Projeto Sinos Acorda e Movimento Coral Unisinos.

  Em abril de 2007, ela ministrou um Oficina de Técnica Vocal para todos os regentes dos coros da PETROBRÁS no Rio de Janeiro. Há mais de 10 anos é professora de Técnica Vocal nos painéis de regência coral da Federação de Coros do Rio Grande do Sul. Também realizou oficinas de Técnica Vocal em 6 cidades do Rio Grande do Sul através das prefeituras locais. Realiza recitais, cursos e oficinas de Técnica Vocal e Canto, visando o aprimoramento vocal de cantores, atores e professores, através da PRESTO – Produções e Promoções Artísticas. Realizou oficinas permanentes para o Coral Municipal de Caxias do Sul e coros do Instituto de Educação Ivoti (IEI), tendo atuado também no curso de extensão promovido pela Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI).

  Lúcia é coordenadora artística do Projeto MusiCâmara em São Leopoldo, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolvendo atividade didática nas escolas municipais. 



Ailton Abreu é o produtor cultural da Presto promoções e Produções Artísticas

  A  produção cultural da Presto é de Ailton Abreu que iniciou sua formação musical no Coral Juvenil Unisinos, passando a estudar música mais tarde (1996) no Projeto Sinos Acorda também naquela instituição, estudando violoncelo com o professor Deolindo Azambuja. Em 1996 e 1997 participou das oficinas de música de Curitiba, nas oficinas de Regência Coral Adulto. Em 1998 ingressou na Escola da OSPA, estudando Teoria e Percepção e violoncelo com a Profª. Milene Alivertti. Em 2000 e 2001 já como estudante de violoncelo, participou do curso de verão de Itajaí. Estudou ainda com os violoncelistas Alexandre Diel, Milton Bock e Fábio Chagas.

  Atualmente estuda com o professor Deolindo Azambuja em Porto Alegre e é músico integrante da Orquestra Sinfônica de Gramado, atuando ainda como músico convidado em diferentes formações de música de câmara para os mais diversos eventos.


MusiCâmara +1 
  
  O Projeto em 2013 foi um sucesso e assim, a Presto propõem aos seus amigos, apoiadores e patrocinadores do Projeto, a ação MusiCâmara+1, com o propósito de fortalecer e viabilizar a temporada 2014, uma ação que consiste em que cada pessoa incentive + 1 amigo, familiar, colega ou empresa a deixar parte do seu imposto de renda para o Projeto MusiCâmara 2014. Procedimentos para patrocínio ou mais informações  sobre a PRESTO e seus Projetos, o contato pode ser feito com Ailton, na PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail: presto.arte@gmail.com.br, site: www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.



Saiba mais sobre os procedimentos de patrocínio do Projeto MusiCâmara 2014:


Pessoa Jurídica: até 4% do ORPJ devido – declaração pelo Lucro Real.
Pessoa Física: até 6% do IRPF devido – declaração completa.

1.  Depositar na conta aberta pelo MINC do Projeto MusiCâmara 2014.
Banco do Brasil – Rio Branco
Favorecido: MINCPRONAC 137400
Agência: 2990-4
Conta Corrente: 210900.

Observações:
a. Quando realizados diretamente no Banco do Brasil
- Identificador 1 Informar CNPJ ou CPF do patrocinador
- Identificador 2 – Informar o código de patrocínio: 01

c. Quando realizados por meio de outra instituição financeira informar no campo finalidade os seguintes códigos:
- Via DOC: 43
- Via TED: 93

2. Encaminhar à PRESTO, pessoalmente ou via correio (Rua Lindolfo Collor, 263 –centro São Leopoldo/RS), o comprovante original de depósito, nome completo, endereço, telefone e e-mail.

3. A PRESTO emitirá ao patrocinador um recibo do Ministério da Cultura, que será enviado pelo correio, no endereço informado e, que deverá ser apresentado junto à declaração do Imposto de Renda 2013. (Depósitos efetuados após 31 de dezembro serão válidos para a declaração de 2014).

4. Dúvidas específicas podem ser sanadas por meio dos contatos informados abaixo:

Contatos
fones:3037 7784 – 92785967 (c/Ailton)





Nenhum comentário: